domingo, 1 de novembro de 2009

Possibilidade de Tsunami no Timor?

Após minha postagem sobre os tremores de terra em Dili, alguns me perguntaram então se existe a possibilidade de acontecer um Tsunami em território timorense?

Ano passado antes de vir ao Timor, já tinha me feito essa pergunta e através de pesquisa em sites e artigos, descobri que a posição da Ilha de Ataúro e de algumas grandes e pequenas ilhas indonésias mais a leste e outras mais a oeste de Ataúro, como por exemplo as Ilhas Alor, Flores, Komodo,Romang, Wetar, Sunda, Ilhota de Liran, Ilhas da província de Maluku e ilhas de Barat Daya entre outras, fariam um "cinturão" que "protegeriam" a capital timorense e todo esse lado do país de uma possível Tsunami que vinhesse a se formar. Já pelo lado de Suai, temos o mar do Timor e a Austrália que também forneceria uma proteção natural para a ilha timorense.


Posição Geográfica do Timor-Leste

Mas segundo um pesquisador da Universidade do Minho em Portugal, a costa norte de Timor, a ilha de Ataúro e o en­clave de Oecússi encontram-se numa área de grande probabilidade de ocorrência de tsunamis com eventos superiores a 4 m de altura.

E que em 12 de Dezembro de 1992 na ilha das Flores (distante 561km de Dili), uma tsunami foi formada, provocada por um sismo com a magnitude de 7,8 na escala de Ritcher, causando 1 690 vítimas mortais e destruindo cerca de 18 000 casas.

Destruição na Ilha de Flores (Indonésia) após a passagem de uma tsunami em 1992

Esperamos que isso não ocorra mais!

Nenhum comentário: