quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dia 27 de Novembro de 2009 - Dia do Islã no Timor!

Embora em Timor-Leste, segundo censo feito em meados do ano 2000, apenas 2,10% da população seja adepta a religião mulçumana, no décimo dia do último mês do calendário islâmico é feriado nacional em comemoração ao Eid ul-Adha (em árabe: عيد الأضحى, "Festa do Sacrifício") que é um festival muçulmano que marca o fim da peregrinação a Meca.

A Festa do sacrifício é celebrada pelos muçulmanos de todo o planeta em memória da disposição do profeta Ibrahim (Abrãao) em sacrificar o seu filho Ismail (Ismael) conforme a vontade de Deus.

Dia 26, começa a Peregrinação e Arábia Saudita confirma a presença de dois milhões e meio de muçulmanos em Meca.

Nas Mesquitas em Timor e em todo o mundo islâmico a comemoração, que lembra o sacrifício de Ibrahim, dura até quatro dias. No primeiro dia, homens, mulheres e crianças vestem as melhores roupas que possuem e realizam umaa oração numa grande congregação.

Todos os muçulmanos que possuem meios econômicos devem sacrificar carneiros como forma de lembrar o acontecimento. Em alguns casos em vez de carneiros sacrificam-se bodes, bois e camelos. É condição obrigatória que o animal seja macho, adulto e saudável. A carne que resulta destes sacrifícios é distribuída por familiares, vizinhos e pobres.

Faz parte dessa comemoração, visitar amigos e familiares. Em algumas nações, por tradição cultural e não pelo Islã, algumas pessoas trocam presentes.

Enquanto a festa do sacrifício seja sempre no mesmo dia do calendário islâmico, a data no calendário gregoriano varia de ano para ano desde que o calendário islâmico é um calendário lunar e o gregoriano é um calendário solar.

O feriado foi instituído em Timor-Leste em um dos primeiros governos constitucionais, após a retirada das tropas indonésias. E é conhecido entre os timorenses como o Dia do Islã.

Referências:
Centro Islâmico do Ceará
Wikipedia

Nenhum comentário: