quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Banheiro oriental!

Assim que cheguei a Dili, em outubro/2008, vindo de Ainaro, fui ficar em uma casa que dispunha de um vaso sanitário, que segundo a proprietária era de estilo indonésio. O assento do vaso era colado ao chão, tipo latrina e ao lado existia um tanque com água e um caneco.

Em um de meus locais de trabalho em Dili (INFPC), o sanitário era semelhante. Inclusive alguns de nós professores, batizamos o tanque ao lado do vaso, de "piscina de dengue" e fiquei imaginando que aquilo com certeza era um potencial criatório de mosquitos da dengue e malária.Conversando com um policial da Força Brasileira em Dili, ele me disse que o vaso lembrava bastante os sanitários utilizados no Brasil em presídios, delegacias e estádios de futebol.

Banheiro no Timor

Esse tipo de vaso na verdade não é uma exclusividade da Indonésia, sendo utilizado em quase todo o mundo islâmico e na Índia e a razão do mesmo é o de facilitar o uso por parte das mulheres que utilizam a "burca" completa e os homens que utilizam o traje típico islâmico.


Mulheres e homem islâmico com roupa típica


Este tipo de latrina chegou aqui através dos indonésios. Segundo Claúdio do Blog do Viajante, é preciso um certo equilíbrio e talvez alguns anos de prática para dominar com maestria a arte de fazer necessidades em banheiros como este. Eu já acho que eles são bem mais higiênicos em comparação com os que utilizamos no mundo ocidental. Mas para os não adeptos, desse tipo de vaso, é possível em várias residências encontrar o modelo difundido no ocidente.

Em minha viagem a Kuala Lumpur e Bali ano passado, encontrei exemplares como os da primeira foto!



Banheiro na Malaysia


Banheiro em Marrocos


Banheiro na Arabia Saudita, um pouco mais "equipado" e sem a "piscina de dengue"!


Banheiro na Índia!

Créditos para algumas fotos:
Arquivo pessoal
Blog De Outro Mundo
Blog do Viajante

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado,
Aqui no interior do Rio de Janeiro este "vaso sanitário" é conhecido como "Boi". Não saberia te explicar o porquê.
Gostei muito do teu blog

Alfredo
Br/Rio

César disse...

Oi Alfredo, obrigado pelo comentário. Acho que devem chamar de "boi" pela semelhança do vaso sanitário com o lugar onde os bois se alimentam, que é um buraco no chão.