sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Terremoto de 7,3 na escala Richter atinge o Timor no último dia 24/10

Todos que aqui vivem, sabem que abalos sísmicos no Timor-Leste é uma coisa normal. Em minha outra missão já tinha presenciado 3 terremotos fortes e outros de menor força. Um eu estava dando aula e comecei a me sentir tonto, foi quando percebi que era um terremoto, o segundo eu estava jantando e a mesa parecia que estava dentro de um barco o terceiro eu estava dormindo quando uma lata que estava em cima do guarda-roupa quase caiu na minha cabeça.


Nessa minha segunda missão já são 3 terremotos em pouco mais de 1 semana. Cheguei aqui dia 21, dia 24 por volta 23h40Hs (12h40Hs de Brasília), estava assistindo filme, quando tudo começou a tremer, parecia um efeito especial do filme. Descobri depois pesquisando no Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos que Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu a costa da Indonésia. O epicentro do tremor teria ocorrido no mar de Banda, perto das Ilhas Maluku, a leste do Timor Leste. A Indonésia chegou a emitir um alerta internacional de tsunami, mas suspendeu o alerta mais tarde.

Mais 2 terremotos puderam ser sentidos nos dias 29 e 31 de outubro em Timor. O do dia 31/10 teve um magnitude 5.2 na escala Richter e aconteceu próximo a SULAWESI na Indonésia. Segundo o mesmo centro de pesquisa, um terremoto de magnitude 5.0 aconteceu na costa do Timor, no último dia 07, mas também sem causa nenhum estrago!





A Indonésia e o Timor-Leste estão sobre o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma das áreas mais ativas do mundo para terremotos. O Timor-Leste está também na zona de con­vergência das placas tectónicas euro-asiática e australiana

Em nenhum dos 3 tremores que eu presenciei agora, ocorreram vítimas e desmoronamentos de casas.

Quando acontece um terremoto, os timorenses saem de suas casas e batem em panelas e pratos. Segundo a cultura dos mais antigos, Deus (Maromak) leva o Planeta Terra em seus ombros, quando Deus às vezes dorme, deixa a Terra cair, aí acontecem os terremotos. Alguns acreditam que batendo em pratos e panelas, conseguem acordar Deus. Também em caso de atentados, conflitos e confusões eles batem nas panelas e pratos, como uma forma de alertar aos outros. No mesmo horário que aconteceu o massacre indonésio no cemitério de Santa Cruz em Dili, eles também batem em panelas e soltam pequenas bombas, como uma forma de lembrar os mortos. Esse massacre ocorreu em 12 de Novembro de 1991, com quase 200 mortos.




*Imagens crédito: USGS - http://earthquake.usgs.gov/

Nenhum comentário: