segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Pelo segundo ano consecutivo, carnaval volta às ruas de Dili - Timor-Leste!

Cartaz oficial do evento

Com o intuito de fixar o evento no calendário do sudeste asiático, o Ministério do Turismo, Comércio e Indústria (MTCI) timorense com o apoio da Embaixada Brasileira em Dili, promoveu pela segunda vez após a Independência de Timor-Leste o carnaval nas ruas de Dili, com o tema: "Alegria na Liberdade e Pluralidade".

A festa de carnaval inicialmente programada para acontecer entre os dias 12-16/02, teve seu início às 15:00Hs (hora local) do dia 14/02/2010 (domingo), no Ginásio da Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL) em Dili, com a apresentação de atividades culturais e de bandas locais.

Às 19:00Hs o Premier timorense, Xanana Gusmão, fez a abertura oficial do carnaval de Timor-Leste. Logo em seguida foi entregue a chave da cidade ao rei momo e aconteceram então, desfiles de roupas tradicionais e modernas, concursos de fantasias, apresentação da cantora brasileira residente em Sydney (Austrália), Jeanne Bastos e de um grupo de DJ's indonésios.

A cantora brasileira animou as dezenas de timorenses e estrangeiros presentes no ginásio, com os "hits": "Sorte Grande" da brasileira Ivete Sangalo e "Toque de Timbaleiro" da banda brasileira Timbalada, entre outros. Já as bandas locais deram um toque de rumba flamenca, um estilo musical variante do flamenco tradicional ao evento, ao tocarem clássicos como: "Bamboleo" e "Volare", do grupo francês Gipsy Kings.

Finalizando a noite, um grupo de Dj's indonésios vindos de Jakarta, acompanhados de duas dançarinas, animaram os presentes com clássicos da "dance music". O evento do dia 14 foi finalizado por volta de meia-noite.

Dia 15/02 o evento carnavalesco continuou com a apresentação de uma banda musical no Ministério dos Negócios Estrangeiros em Dili. Por volta das 14:30Hs o Ministro do Turismo, Comércio e Indústria timorense juntamente com o Embaixador brasileiro fizeram a abertura oficial do "desfile de carnaval". Este foi animado mais uma vez pela cantora Jeanne Bastos que conduziu os "foliões" pelas ruas de Dili até o Estádio Municipal da cidade. Segundo o programa oficial do evento, no Estádio após o fim do desfile de carnaval, aconteceriam competição de fantasias e apresentação de bandas locais e de DJ's indonésios.

Diferentemente do ano passado, onde um professor brasileiro foi agredido por um policial da GNR, nenhum incidente mais sério foi registrado, somente as fortes chuvas que assolaram a capital timorense e que tiraram um pouco do brilho da festa do dia 15, último dia do evento em Timor-Leste. Diferentemente de outros países, o Timor não considera como "feriado" o "período momino" e com isso restringe a participação de muitos no evento.

Vale ressaltar que a decoração do evento ficou a cargo de alguns professores da Cooperação Brasileira de Educação em Timor-Leste.

Banda local anima os presentes ao som de rumba flamenca


Dezenas de timorenses e estrangeiros lotaram as arquibancadas do ginásio da UNTL





Desfile de trajes típicos e modernos também marcaram o evento



Animados pela brasileira Jeanne Bastos, muitos foliões timorenses e estrangeiros cairam na folia




DJ's e dançarinas indonésias animam os presentes e finalizam a festa do dia 14

Para ler mais sobre o carnaval de Timor-Leste:



Fotos: Arquivo pessoal e MTCI

Um comentário:

Pepe444 disse...

Otimo Blog! Felicitações vindas de PORTUGAL

Visitem o meu blog também :) http://artmusicblog.blogspot.com/