terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Embarque em Bali

Estátua de Gatot Kaca e Karna, da Guerra Baratayudha. Grandioso monumento na entrada do Aeroporto de Bali.

Dia 23/12/2009 embarcamos em Bali com destino a Bangkok pela empresa AirAsia. Mas, antes do embarque, algumas coisas aconteceram:

Uma dica para os que embarcam na Indonésia: a taxa aeroportuária nos aeroportos na Indonésia não está inclusa na passagem aérea e deve ser paga após o checkin. Não existe nenhum aviso no aeroporto sobre o pagamento dessa taxa e como a maioria dos passageiros está acostumada a não pagar mais nada depois que compra as passagens, muitos acabam trocando suas rupias indonésias por dólares americanos, antes do embarque, ou alguns nem fazem previsão no orçamento para essa despesa e acabam no momento da saída da Indonésia tendo problemas. A taxa aeroportuária custa 150000 rupias indonésias, mas pode ser paga em dólares americanos, vai valer a taxa de câmbio deles. 150000 Rupias Indonésias valem mais ou menos 15 dólares americanos.

Após pagarmos a taxa do aeroporto e passarmos pela emigração, fomos para o portão de embarque, antes, porém passei no banheiro para lavar o rosto, já que o cheiro forte de incenso do Aeroporto de Bali não estava me fazendo bem. Durante as viagens costumo usar uma espécie de "doleira" para guardar meu passaporte e dinheiro. Antes de lavar o rosto, para não molhar a "doleira", tirei-a e a coloquei em um cabide na parede. Sai do banheiro e por não está nada bem devido ao cheiro do incenso, esqueci a “doleira” na parede. Fui normalmente para o portão, passei no raio-x e quando fui guardar o passaporte, foi quando me dei conta de que a havia esquecido. Gelei na mesma hora, todo o dinheiro para minha viagem e meu passaporte estavam ali. Expliquei aos oficiais da polícia indonésia que precisava sair do portão de embarque pois havia esquecido minha carteira no banheiro e sai correndo. Minha esperança era que ninguém houvesse entrado no banheiro após eu sair. Graças a Deus, a “doleira” estava no mesmo lugar que eu havia deixado. Voltei aliviado para o portão, dessa vez passei direto pelo raio-x e fui o alvo de admiração dos policiais indonésios que diziam que eu tinha muita sorte.

Nenhum comentário: