segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dia dos Finados em Timor Leste!

Ontem, dia 02 de novembro, comemorou-se em boa parte do mundo cristão, o dia dos fiéis defuntos, ou dia dos finados, como é popularmente conhecido.

Para alguns era só mais um feriado, mas para boa parte dos timorenses, foi um dia de oração e silêncio.

Quando me dirigia pela manhã ao Instituto de Formação no bairro de Balide, já se formava uma procissão de jovens, senhoras e senhores em direção ao cemitério de Santa Cruz em Dili. A maioria deles carregava em suas mãos uma cesta de palha que continha em sua maioria, velas e flores. Algumas das senhoras trajavam véus que cobriam todo o rosto. Foi uma cena bonita de se ver. Pena que não fiz o registro.

Impressionante foi também perceber em uma grande parte de Dili e principalmente no bairro onde moro,Vila Verde, o silêncio. Ao contrário dos outros dias, não ouvi as músicas que de costume embalam os dias dessa população.

No ano anterior era possível ver nas ruas de Dili, velas acessas a noite, esse ano não presenciei tal fato!


"Procissão" de velas nas ruas de Dili

De acordo com a cultura animista do Timor e também de acordo com o lugar de nascimento deles, os espíritos dos mortos vão para os lugares mais altos da ilha, ou seja os montes Ramelau (ou Tataimalau, no subdistrito de Hatu Builico, distrito de Ainaro, Tatamailau significa "Avô de todos", no dialeto Mambai), Kablak (de muitas façanhas da Resistência Timorense, no distrito de Same) e Matebian (no distrito de Aileu, que em língua macassai, designa a “casa dos mortos”). Então por toda a Dili nesse dia e no dia anterior, era possível perceber placas anunciando excursões para esses montes, que para eles são sagrados.

Monte Matebian em Aileu

O respeito aos mortos e a religiosidade é algo ainda muito forte no povo timorense.


Monte Ramelau em Ainaro

Fotos retiradas da Internet, algumas são de domínio público!

Nenhum comentário: