terça-feira, 20 de julho de 2010

Terremoto de magnitude 4.6 atinge a Região de Dili em Timor Leste






Um moderado terremoto (sismo) atingiu hoje 20/07/2010, a cidade de Dili em Timor-Leste.


Foi o terremoto mais forte que eu já presenciei em Timor-Leste.  Em outras oportunidades a força do sismo não havia sido tão grande, embora o tremor de outros dias tenha tido uma maior duração. Acredito que a razão para a força do tremor foi a proximidade do epicentro da cidade de Dili.

O movimento sísmico na capital timorense ocorreu às 18h49, hora local (06h49 em Brasília) com epicentro  registrado a 10km ao noroeste (WNH) de  Dili e profundidade de 10.2km, na localização 8,540 ° S, 125,494 °.



Segundo o Centro Norte-americano para Terremotos (USGS), o sismo atingiu a magnitude de 4.6 na Escala Richter. O sismógrafo do USGS registrou a hora exata do acontecimento, 06:49:28 no epicentro (10:49:28 UTC). O evento foi identificado pelo USGS  pelo código us2010yya2. 

O sismo durou entre 3 e 5 segundos e tive a sensação que a casa estava saindo do lugar. Lembrei imediatamente do tremor que ocorreu no Haiti em janeiro desse ano, onde milhares de pessoas morreram e  lembrei do terremoto que aconteceu ontem (19) em Papua, onde 2 pessoas morreram e foi emitido um alerta de tisunami. 

Aparentemente o tremor de hoje em Timor-Leste não trouxe vítimas e nem maiores danos aos edifício, mas minha primeira ação quando ouvi o bater dos pratos nas casas, foi ir para a rua. Lembrando que é hábito em Timor, quando acontece um terremoto bater em pratos. Segundo os timorenses mais velhos, esse hábito vem da crença local que Deus (Maromak) leva o planeta Terra em seus ombros, e quando Deus dorme, deixa a Terra cair. O bater dos pratos seria para "acordar Deus". Semana passada ouvi outra versão para a mesma lenda. Segundo esse novo relato, deve-se bater nos pratos para lembrar Maromak que ainda estamos aqui na Terra e que não queremos morrer. 


Timor-Leste está localizado próximo a região do Cinturão de Fogo do Pacífico, uma área com uma grande quantidade de abalos sísmicos. Este foi o quinto terremoto que eu senti desde julho de 2008. Um terremoto de magnitude 4.5 na escala Richter libera quantidade de energia equivalente a 5100 toneladas de TNT. 

Referências e crédito das imagens para: 
  • U.S. Geological Survey, National Earthquake Information Center - World Data Center for Seismology, Denver - http://neic.usgs.gov

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite, aqui de Portugal. Dentro em breve irei para Timor. Espero que a adaptação seja fácil. Cumprimentos.