segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Pelo segundo ano consecutivo, carnaval volta às ruas de Dili - Timor-Leste!

Cartaz oficial do evento

Com o intuito de fixar o evento no calendário do sudeste asiático, o Ministério do Turismo, Comércio e Indústria (MTCI) timorense com o apoio da Embaixada Brasileira em Dili, promoveu pela segunda vez após a Independência de Timor-Leste o carnaval nas ruas de Dili, com o tema: "Alegria na Liberdade e Pluralidade".

A festa de carnaval inicialmente programada para acontecer entre os dias 12-16/02, teve seu início às 15:00Hs (hora local) do dia 14/02/2010 (domingo), no Ginásio da Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL) em Dili, com a apresentação de atividades culturais e de bandas locais.

Às 19:00Hs o Premier timorense, Xanana Gusmão, fez a abertura oficial do carnaval de Timor-Leste. Logo em seguida foi entregue a chave da cidade ao rei momo e aconteceram então, desfiles de roupas tradicionais e modernas, concursos de fantasias, apresentação da cantora brasileira residente em Sydney (Austrália), Jeanne Bastos e de um grupo de DJ's indonésios.

A cantora brasileira animou as dezenas de timorenses e estrangeiros presentes no ginásio, com os "hits": "Sorte Grande" da brasileira Ivete Sangalo e "Toque de Timbaleiro" da banda brasileira Timbalada, entre outros. Já as bandas locais deram um toque de rumba flamenca, um estilo musical variante do flamenco tradicional ao evento, ao tocarem clássicos como: "Bamboleo" e "Volare", do grupo francês Gipsy Kings.

Finalizando a noite, um grupo de Dj's indonésios vindos de Jakarta, acompanhados de duas dançarinas, animaram os presentes com clássicos da "dance music". O evento do dia 14 foi finalizado por volta de meia-noite.

Dia 15/02 o evento carnavalesco continuou com a apresentação de uma banda musical no Ministério dos Negócios Estrangeiros em Dili. Por volta das 14:30Hs o Ministro do Turismo, Comércio e Indústria timorense juntamente com o Embaixador brasileiro fizeram a abertura oficial do "desfile de carnaval". Este foi animado mais uma vez pela cantora Jeanne Bastos que conduziu os "foliões" pelas ruas de Dili até o Estádio Municipal da cidade. Segundo o programa oficial do evento, no Estádio após o fim do desfile de carnaval, aconteceriam competição de fantasias e apresentação de bandas locais e de DJ's indonésios.

Diferentemente do ano passado, onde um professor brasileiro foi agredido por um policial da GNR, nenhum incidente mais sério foi registrado, somente as fortes chuvas que assolaram a capital timorense e que tiraram um pouco do brilho da festa do dia 15, último dia do evento em Timor-Leste. Diferentemente de outros países, o Timor não considera como "feriado" o "período momino" e com isso restringe a participação de muitos no evento.

Vale ressaltar que a decoração do evento ficou a cargo de alguns professores da Cooperação Brasileira de Educação em Timor-Leste.

Banda local anima os presentes ao som de rumba flamenca


Dezenas de timorenses e estrangeiros lotaram as arquibancadas do ginásio da UNTL





Desfile de trajes típicos e modernos também marcaram o evento



Animados pela brasileira Jeanne Bastos, muitos foliões timorenses e estrangeiros cairam na folia




DJ's e dançarinas indonésias animam os presentes e finalizam a festa do dia 14

Para ler mais sobre o carnaval de Timor-Leste:



Fotos: Arquivo pessoal e MTCI

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Viagem para Tailândia (Bangkok, Kanchanaburi, Phuket Town e Phi Phi) - Parte I

Bangkok - Cidade dos Anjos, Grande Cidade dos Imortais, Magnífica Cidade do Deus Indra, Sede do Rei de Ayutthaya, Cidade dos Templos Brilhantes, Cidade dos Esplêndidos Palácios e Domínios do Rei, Casa do Vishnu e de todos os Deuses.


Detalhe da face do Buda Ditado, em Wat Pho (Bangkok)

Essa seria a primeira vez que eu iria voar pela empresa AirAsia, uma companhia aérea de baixo custo com bases na Malaysia, Indonésia e Tailândia. No momento da compra da passagem pela internet, nada estava incluso no preço inicial da passagem, então tive que pagar o equivalente a US$ 1,50 para escolher o assento no avião, 4 dólares de seguro caso minha mala fosse extraviada, 3 dólares para poder pagar com cartão de crédito e finalmente 4 dólares para poder levar uma mala de 15kg.

O trecho Bali-Bangkok com tudo incluso saiu por 136 dólares americanos. Foi uma economia excelente, pois o mesmo trecho na empresa Thai, custava na época quase 300 dólares. Na AirAsia a comida e a bebida também não está inclusas, mas pagando em torno de 6 dólares a bordo você consegue fazer uma média refeição. O atendimento a bordo foi muito bom, o vôo saíu no horário e embora o espaço na aeronave fosse menor e o avião estivesse lotado, valeu a pena voar pela AirAsia, recomendo!

Desembarcamos em Bangkok às 15h30min do dia 23/12/2009, 4 horas e vinte minutos após partir de Bali. O novo Aeroporto de Bangkok (inaugurado em 2006) tem o nome de Suvarnabhumi (BKK) que significa "País Dourado" e é o maior aeroporto da cidade de Bangkok e o décimo sétimo mais movimentado do mundo em vôos internacionais e nacionais. Bangkok é um dos principais centros aéreos da Ásia totalizando mais de 81 milhões de passageiros ficando atrás apenas de Tóquio.


Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi

A Tailândia e mais de 120 países exigem o certificado internacional de vacinação contra febre amarela de pessoas que vieram de áreas infectadas, incluindo o Brasil. A vacina contra febre amarela pode ser tomada gratuitamente no Aeroporto de Guarulhos e em alguns outros Aeroportos Internacionais, além de centros de saúde. Após tomar a vacina, você terá de trocar o comprovante de vacinação pelo certificado internacional de vacinação no departamento de Saúde dos Aeroportos ou nos escritórios da ANVISA nos estados. Lembrando que sem o cartão, você dificilmente entrará na Tailândia.

Então após o desembarque, antes de ir pra fila da imigração, no corredor logo anterior a essa à direita, encontramos o guichê do "Health control". Lá vários brasileiros estavam preenchendo um formulário que deveria ser apresentado juntamente com o passaporte, o cartão de desembarque e o certificado internacional de vacinação para a atendente do "Health control". A atendente não era muito simpática e simplesmente olhava o cartão e de uma forma bem brusca após carimbar o formulário, grampeava o mesmo no passaporte e nos entregava.

Após o "Health control", enfrentamos sem nenhum problema a gigantesca fila da imigração, depois foi só pegar as malas, trocar dólar para o bath (1 bath vale aproximadamente 0,03 dólar) e seguir para a Khao San Road, onde eu havia reservado um hotel.

No primeiro andar do gigantesco aeroporto de Bangkok existem as paradas dos ônibus e de taxi que levam diretamente para vários Bangkok. O aeroporto está localizado há aproximadamente 29kms do centro de Bangkok, distância essa que leva cerca de 1hora para ser feita de ônibus, devido ao trânsito intenso da capital tailandesa, embora essa seja servida de excelentes rodovias de alta velocidade.

Além do serviço de taxi (O custo dos táxis com taxímetro em Bangkok começa em 35 baht para os três primeiros quilômetros e aproximadamente 5 baht por km rodado, quando parado ou no trânsito a contagem passa a ser por tempo, além de algumas taxas quando esse é apanhado no aeroporto) ,você pode utilizar os seguintes serviços para sair do Aeroporto:

Trem:
-Suvarnabhumi Airport Rail Link (Suvarnabhumi Airport - Phaya Thai)
-Em dezembro/2009 foi inaugurado uma linha de trem que liga o Suvarnabhumi Airport para o centro de Bangkok (150 baths por pessoa).

Airport Express bus (Em média custam entre 150-300baths):
-Linha AE1 (Silom Road)
-Linha AE2 ( Khao San Rd)
-Linha AE3 ( CentralWorld)
-Linha AE4 ( Hua Lamphong)

Então, conforme a orientação do hotel, no primeiro andar do aeroporto, pegamos o ônibus AE 2, pagamos 150bath (cerca de US$ 4,50) e pedimos para descer na última parada da Khao San road.


Principais atrações turísticas de Bangkok

Embarque em Bali

Estátua de Gatot Kaca e Karna, da Guerra Baratayudha. Grandioso monumento na entrada do Aeroporto de Bali.

Dia 23/12/2009 embarcamos em Bali com destino a Bangkok pela empresa AirAsia. Mas, antes do embarque, algumas coisas aconteceram:

Uma dica para os que embarcam na Indonésia: a taxa aeroportuária nos aeroportos na Indonésia não está inclusa na passagem aérea e deve ser paga após o checkin. Não existe nenhum aviso no aeroporto sobre o pagamento dessa taxa e como a maioria dos passageiros está acostumada a não pagar mais nada depois que compra as passagens, muitos acabam trocando suas rupias indonésias por dólares americanos, antes do embarque, ou alguns nem fazem previsão no orçamento para essa despesa e acabam no momento da saída da Indonésia tendo problemas. A taxa aeroportuária custa 150000 rupias indonésias, mas pode ser paga em dólares americanos, vai valer a taxa de câmbio deles. 150000 Rupias Indonésias valem mais ou menos 15 dólares americanos.

Após pagarmos a taxa do aeroporto e passarmos pela emigração, fomos para o portão de embarque, antes, porém passei no banheiro para lavar o rosto, já que o cheiro forte de incenso do Aeroporto de Bali não estava me fazendo bem. Durante as viagens costumo usar uma espécie de "doleira" para guardar meu passaporte e dinheiro. Antes de lavar o rosto, para não molhar a "doleira", tirei-a e a coloquei em um cabide na parede. Sai do banheiro e por não está nada bem devido ao cheiro do incenso, esqueci a “doleira” na parede. Fui normalmente para o portão, passei no raio-x e quando fui guardar o passaporte, foi quando me dei conta de que a havia esquecido. Gelei na mesma hora, todo o dinheiro para minha viagem e meu passaporte estavam ali. Expliquei aos oficiais da polícia indonésia que precisava sair do portão de embarque pois havia esquecido minha carteira no banheiro e sai correndo. Minha esperança era que ninguém houvesse entrado no banheiro após eu sair. Graças a Deus, a “doleira” estava no mesmo lugar que eu havia deixado. Voltei aliviado para o portão, dessa vez passei direto pelo raio-x e fui o alvo de admiração dos policiais indonésios que diziam que eu tinha muita sorte.

Viagem para Tailândia (Bangkok, Kanchanaburi e Phuket