sábado, 12 de dezembro de 2009

Ilha de Ataúro - Timor-Leste

Após algumas semanas sem escrever, volto a relatar meu cotidiano em Timor-Leste.

No último dia 12, fui pela segunda vez a Ilha de Ataúro. Ataúro e Jaco são 2 ilhas que integram o território timorense.

Localizada a aproximadamente 30kms de Dili, as formas de acesso a Ataúro são um ferry-boat de propriedade alemã, chamado de Berlin Nakroma, que faz a travessia todos os sábados e alguns barcos de pequeno e médio porte também fazem a travessia diariamente.

Planta do Nakroma

O tempo de viagem dura cerca de 2 horas e o Nakroma sai do porto de Dili pontualmente às 9 da manhã e regressa às 15 horas do mesmo dia. A passagem de ida e volta custa 10 dólares (estrangeiros) e 4 dólares (timorense), sendo que em Dili só é vendida a passagem de ida e no momento da volta tem-se que enfrentar uma fila grande e super desorganizada para conseguir comprar a passagem de retorno. Exige-se um documento de identificação para a compra da passagem, sendo que algumas pessoas conseguiram comprar a passagem entregando um pequeno papel com o nome escrito, tal como no Brasil, aqui existe também o "jeitinho timorense".
Vista do Nakroma na Praia de Beloi em Ataúro

Chegando em Ataúro tem-se 2 opções, a primeira e a que adotei nas 2 vezes que fui, é aproveitar as 3 horas até o Nakroma regressar a Dili e conhecer a praia de águas cristalinas e a pequena vila em torno do lugar de atracamento do Nakroma (Praia de Beloi) e a segunda opção é pagar um transporte (caminhões, pau-de-arara...) e ir até uma segunda vila da ilha e lá hospedar-se em um pequeno hotel lá existente. Sendo que escolhendo a segunda opção você terá que regressar a Dili outro dia da semana em um barco pequeno, ou então esperar até o próximo sábado pelo Nakroma.

Eu recomendo a primeira opção e explico. Ataúro é um lugar muito bonito, mas com pouca estrutura para receber turistas, então quem se aventura a ficar mais dias por lá, terá que abrir mão do conforto e de estruturas básicas, como por exemplo um bom lugar para comer e dormir, fora que os barcos pequenos que fazem a travessia Ataúro-Dili não me expiram segurança, embora nenhum acidente tenha sido relatado.

Água cristalina de Ataúro

No mais as atrações de Ataúro são: as praias de águas cristalinas, propícias para mergulho nos corais, as bonecas de ataúro, que são artefatos feitos por artesães locais e muito famosos em boa parte da Ásia e Europa. Sendo que essas mesmas bonecas são comercializadas em Dili, por preços bastante semelhantes aos praticados em Ataúro.
Bonecas de Ataúro

Em relação ao Nakroma, trata-se de um navio de médio porte, com um porão de carga, um andar para passageiros, divido em 2 classes (1ª e 2ª classes) e um convés de onde é possível admirar o azul petróleo do mar do Timor-Leste e golfinhos que aparecem algumas vezes durante a travessia. Alguns colegas dizem que já presenciaram baleias migrando, durante a viagem para Ataúro. A travessia até Ataúro é muito tranquila, já que o mar nessa parte do Timor-Leste não tem muitas ondas.

Golfinhos em Ataúro

No porão do Nakroma é transportado de Dili para Ataúro e vice-versa, automóveis, sacos de arroz, galos e galinhas, bodes, porcos e outros alimentos, ferramentas, e nessa última viagem, uma urna funerária (caixão), que não sei se estava vazia ou não. Durante a viagem era possível ouvir o canto dos galos em todas as partes do navio.

As quintas-feiras o Nakroma faz a travessia Dili-Oecusse, que é um território timorense dentro da Indonésia.

Imagens de Ataúro:


Vendedor de peixes dessecados em Ataúro
Vista do alto de Ataúro
Escola pré-primária em BeloiIgreja protestante em BeloiCasa típica em BeloiRua em Beloi

Créditos de algumas imagens:
Internet
V. R.